terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aliada na Perda de Peso: Musculação

Olá garotas!!!



O ano começa e com ele as listas de objetivos para melhorar e organizar a vida, e como toda garota esperta ficar em forma é sempre o número 1.
E se você já iniciou uma mudança alimentar, que tal complementar com exercícios de musculação para tonificar os músculos e auxiliar no emagrecimento?

É triste saber que mesmo nos tempos de hoje a musculação é um tipo de exercício mal visto pelas mulheres, o mito mais comum é que o levantamento de pelo pode causar o aumento de massa muscular indesejável e até "descontrolado", mas isso é só um mito mesmo, pois a musculação bem orientada e consciente só tem a beneficiar a saúde e a perda de peso.

Além de ajudara acelerar o metabolismo, a musculação proporciona o aumento de massa magra, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente e gastando mais calorias, e não só durante o treino.

Beneficios da Musculação

  • Ajuda a emagrecer: Isso porque o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando o corpo não está treinando. Com o aumento de músculos proporcionado pela musculação, o organismo já fica mais eficiente, e já nos primeiros dias de treino. Os exercícios de peso a longo prazo aumentam a taxa metabólica basal, sendo que pra cada 1 kg de músculo a mais, gasta-se cerca de 100 Kcal a mais por dia, em repouso.
  • Perda de gordura e ganho de músculos: E quem etá começando a treinar já nos primeiro dias de treino pode ganhar um aumento de peso, mas isso deve-se a massa magra (músculo), isso porque há um aumento de massa muscular antes da perda de gordura, já que o músculo pesa mais que a gordura. E vale sempre lembrar que exercício eficiente e consciente deve ter acompanhamento de um profissional.
  • Protege os ossos: Como os músculos servem de proteção para o nosso esqueleto, quando nossa musculatura está em forma e tonificada, consequentemente nosso ossos estão mais protegidos, e o risco de fraturas são mais raros. A musculação também previne a osteoporose, já que quando fazemos exercício intensos, há uma maior absorvição de calcio pelos ossos. 
  • Coração mais resistente: A musculação prepara o coração par esforços mais intensos, enquanto os exercícios aeróbicos preparam o coração para atividades leves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
  • Rejuvenesce: A partir dos 30 anos começamos a perder massa muscular, e podemos cegar a perder atá 30% de massa magra até os 80 anos. Todos vamos envelhecer, mas com os treinos de musculação é possível retardar os efeitos, e perda da massa muscular ser amenizada.

Dicas para fazer um treino mais eficiente

Execução do exercício: Se o objetivo é o aumento de massa, invista em cargas mais elevadas faça séries mais longas com menores números de repetições. Lembre-se sempre da postura e realize o movimento completo.

Recuperação: É muito importante dar um intervalo entre os treinos para que os músculos se recuperem. Alterne os grupos musculares de um treino para outro, permitindo um descanso mínimo de 48 horas.

Nutrição: E para uma musculação eficiente, o músculo precisa de nutrientes. A prioridade após o treino é repor o que foi gasto. E o mais importante, a proteína é fundamental pois é ela quem constrói o músculo.


Alimentos que ajudam a reconstruir os músculos

Proteína: Ela é muito importante para quem treina, essencial para construir os músculos, é  encontrada em legumes, fibras, frango, carne vermelha magra, feijão, peru e clara de ovo.

Água: O nosso corpo é constituído por 70% de água, e isso inclui os músculos. Essa composição é extremamente importante para o desenvolvimento do corpo em qualquer exercício físico, por isso consuma no mínimo 2 litros de água por dia.

E não se esqueça de consultar um médico especialista ou um nutricionista antes de ingressar em um programa de musculação.


Bjsssssssssss♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário